O que é a Engenharia de Eventos?
- Katharyna

- 2 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
Se você já foi a um evento grande, com centenas ou milhares de pessoas (seja um show, culto religioso ou evento esportivo, por exemplo), deve ter notado que eles precisam de banheiros, de extintores de incêndio, de um sistema de segurança e de vários outros elementos obrigatórios para a festa acontecer.
Mas você já se perguntou como tudo isso é organizado? Quem determina quantos extintores de incêndio devem ter? E onde eles devem estar localizados?
Todos esses detalhes são estudados, dimensionados e planejados por uma área chamada Engenharia de Eventos, que envolve múltiplos profissionais e que vem crescendo ao longo dos últimos anos.

Definição de Engenharia de Eventos
É um ramo da engenharia convencional voltada para o setor de entretenimento, onde profissionais trabalham na organização, dimensionamento, projeto, regularização e resolução de problemas técnicos de engenharia em eventos.
Tais eventos podem ser feiras, workshops, shows, festas universitárias, casamentos, eventos esportivos em estádios ou ao ar livre, eventos em balcões, cultos religiosos, dentre outros.
A importância desse ramo da engenharia e arquitetura
Tenho certeza que em algum momento você foi a uma festa ou evento e se perguntou se aquele lugar era seguro, ou comentou depois com alguém que tinha poucos banheiros, acertei?
Isso está diretamente ligado à importância das atividades da Engenharia de Eventos. Essa área tem uma contribuição fundamental para a segurança e o conforto dos usuários, além de facilitar o bom funcionamento do evento como um todo.
Assim como um prédio residencial precisa ter saída de emergências, local para o estacionamento de veículos, pontos de água potável, medidas de segurança aos moradores (muros, portas com fechaduras, etc.), descarte correto do lixo doméstico e esgoto sanitário, um evento também precisa ter esses itens atendidos. Além disso, estruturas como galpões e estandes, por exemplo, precisam de avaliações estruturais para o seu uso.
Então, fazer um evento acontecer não é tão fácil quanto imaginamos...

Quem regulamenta a realização de eventos?
Geralmente, um evento classificado como de grande porte precisa ser previamente regularizado no município onde será realizado, devendo ser apresentados todos os documentos exigidos. Logo, a regulamentação de tais atividades de entretenimento é feita primordialmente pela prefeitura local, mas pode passar por órgão estaduais e federais também. As regras e os documentos solicitados variam de cidade para cidade, bem como os prazos e taxas para cada submissão.
Na cidade de Florianópolis - SC, por exemplo, a lei que regulamenta a realização de eventos de grande porte exige que estes tenham seu alvará de funcionamento emitido antes mesmo da circulação de mídias de divulgação e da venda de ingressos. Você pode conferir essa legislação através do decreto nº 24.255/2022 e da lei complementar n° 186/2005.
Atividades comumente realizadas dentro da Engenharia de Eventos
Abaixo estão listadas algumas atividades comumente presentes dentro da engenharia de Eventos, porém, vale ressaltar que qualquer questão/problema de engenharia pode estar presente na rotina de um profissional que trabalha com isso.
Projeto Preventivo Contra Incêndio;
Dimensionamento de instalações elétricas/som;
Avaliações estruturais de galpões/estádios;
Dimensionamento de instalações hidrossanitárias;
Dimensionamento de sanitários químicos;
Projeto logístico de transporte dentro do evento e nos entornos dele;
Dimensionamento de estacionamentos (muitos estacionamentos são criados especificamente para o evento);
Licenciamentos ambientais;
Projeto arquitetônico do evento;
Regularização do evento na prefeitura local;
Laudos técnicos de segurança, e;
Comunicados à Polícia e Corpos de Bombeiros
Todas essas atividades devem ser acompanhadas de suas respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica - ARTs e feitas por profissionais regularmente cadastrados em seus conselhos: engenheiros civis, arquitetos, engenheiros mecânicos, engenheiros ambientais, etc.
Agora veja abaixo um exemplo de layout de evento, da Feira Nacional de Floricultura e Paisagismo:

Ficou interessado(a) em saber mais dessa área ou contratar uma equipe técnica para o seu evento? Envie uma mensagem pelo chat do site.




Comentários