top of page

O que é a voçoroca, fenômeno que ameaçou desaparecer cidade no Maranhão?

Enormes voçorocas no solo de Buriticupu (MA) chamaram a atenção da mídia em 2023 por ameaçar desaparecer a cidade. Mas o que faz esse fenômeno ocorrer? É possível fazer alguma intervenção para que as crateras deixem de avançar? Acompanhe esse texto que vou te explicar tudo em detalhes.


Enorme cratera aberta no solo ao lado de uma rua pavimentada
Créditos da imagem: Marinho Drones

A voçoroca ou bossoroca significa "terra rasgada", palavra oriunda do Tupi-Guarani e consiste em crateras abertas no solo mediante a erosão causada pelas chuvas e fluxos de água pelo interior do solo. Geralmente esse fenômeno ocorre em locais onde a vegetação é escassa, o que facilita a erosão do solo.


Um dos principais aceleradores do voçoramento é a degradação do solo resultante das atividades agrícolas e do desmatamento da vegetação. Caminhos formados por pisadas de animais ou da passagem de veículos e valas abertas pelo escoamento superficial da precipitação podem dar origem às ravinas, que avançam ao longo do tempo para a formação de grandes crateras na terra - as voçorocas. No entanto, a origem desse processo pode se dar por causas naturais também.


Imagens apresentando ravinas em área agrícola e em estrada.
Imagens apresentando ravinas em área agrícola e em estrada.

Esse é um detalhe importante do voçoramento: ele ocorre lentamente ao longo do tempo. Muitas vezes as partículas do solo são carregadas ao longo de anos até a formação das voçorocas em estádios mais avançados.


Segundo estudos do EMBAPA, a erosão ocorre principalmente em solos arenosos, onde há maior facilidade para o carregamento das partículas pelo fluxo de água. Ainda, as erosões podem começar no interior do maciço do solo, entre uma camada de solo mais rígida e outra mais arenosa, interface na qual a água tem mais facilidade para passar.


Agora fica a pergunta, é possível fazer alguma intervenção para frear o avanço de uma voçoroca?


Existem intervenções sim!


A primeira delas é desviar o fluxo de água que causa o voçoramento, para que o avanço do mesmo seja freado. Se isso não for possível, também pode-se controlar a velocidade e o volume de água que passa pela vala. As imagens abaixo mostram essas medidas sendo implantadas:


Duas imagens mostrando voçorocas com barreiras de contenção.
Créditos da imagem: EMBRAPA / Alexander Silva de Resende

Outras medidas que podem ser adotadas são as voltadas para a recuperação da área degradada, tais como realizar movimentações de terra, inserção de elementos de drenagem, remoção e alocação de rejeitos e a construção de obras de contenção. Consoante a essas medidas deve-se fazer uma revegetação no local, com espécies adequadas ao clima e ao solo do local.


Voçoroca após trabalho de recuperação com a inserção de contenções e revegetação
Créditos da imagem: EMBRAPA / Alexander Silva de Resende

Depois de ler os detalhes desse fenômeno geológico, te vem à mente a lembrança de ter visto uma ravina ou uma voçoroca na sua região? Elas são mais comuns nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Se desejar ver com mais detalhes sobre medidas de intervenção para este caso, acesse este Comunicado Técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (2005).

 
 
 

コメント


©2024 por Katharyna Macedo.

Todos os direitos reservados.

bottom of page